Encontro


Museus em "tempos de pandemia” é o tema do II Encontro da Rede de Museus do Médio Tejo-RMMT que se realiza no dia 9 de novembro. Era inevitável a escolha deste tema, que nos circunscreve e que neste ano de 2020tem sido marcante para os museus, lugares que vivem da interação com os seus visitantes, com as comunidades onde se encontram implantados.

A pandemia obrigou os museus de todo o mundo a repensar como podem manter as suas funções apesar das restrições de contacto social e das necessárias medidas de higiene e segurança.

Para este encontro a RMMT abre o debate à escala internacional com três painéis: o primeiro sobre o papel dos museus na contemporaneidade; o segundo sobre a relação museus-educação neste novo tempo de pandemia; e o terceiro painel sobre acessibilidade e coesão territorial.

Todos os debates serão realizados on-line |https://www.facebook.com/MMCarlosReis|. Cada painel conta com duas ou três apresentações; após as apresentações, haverá sempre espaço para debate.

 

Comissão Organizadora

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) - Helder Marques

Rede Museus do Médio Tejo (RMMT) - Margarida Moleiro

Instituto Politécnico de Tomar (IPT) - Eunice Lopes

Museu de Arte Pré-Histórica de Mação (MAPHM) - Luiz Oosterbeek

 

Comissão Científica

Museu da República do Rio de Janeiro - Mário Chagas

Museu de Arte Pré-Histórica de Mação - Luiz Oosterbeek

Rede Museística Provincial - Encarna Lago

 

Observação: O II Encontro dos Museus do Médio Tejo é acreditado para pessoal docente e pessoal não docente. Acreditação: Ficha de Inscrição

Programa


Sessão de Abertura

segunda-feira 09 de novembro de 2020


09h30
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) - Anabela Freitas
Direção Geral do Património Cultural (DGPC) - Teresa Mourão
Instituto Politécnico de Tomar (IPT) - João Coroado
Rede dos Museus do Médio Tejo (RMMT) - Margarida Moleiro

Conferência de Abertura

segunda-feira 09 de novembro de 2020


10h00
Associação Portuguesa de Museologia (APOM) - João Neto

1º Painel

O papel dos museus na sociedade atual

segunda-feira 09 de novembro de 2020

Luís Dias, Vereador da Cultura, Câmara Municipal de Abrantes


10h30
ICOM - Europa - Luís Raposo
Museu da República do Rio de Janeiro - Mário Chagas

Debate

segunda-feira 09 de novembro de 2020


Pausa para almoço

segunda-feira 09 de novembro de 2020


12h30

2º Painel

Museus e educação

segunda-feira 09 de novembro de 2020

Hugo Cristóvão, Vereador da Educação, Câmara Municipal de Tomar


14h00
Plano Nacional das Artes – Paulo Pires do Vale
Rede Museística de Lugo – Encarna Lago

Debate

segunda-feira 09 de novembro de 2020


3º Painel

Acessibilidade e coesão territorial

segunda-feira 09 de novembro de 2020

Vasco Estrela, Vice-Presidente da CIM Médio Tejo


15h00
Acesso Cultura - Maria Vlachou
Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão – Mariana Jacob Teixeira

Debate


Conferência de Encerramento

segunda-feira 09 de novembro de 2020


16h30
UNESCO - Sunna Altnoder
Head of Movable Heritage and Museums Unit, UNESCO

Encerramento dos Trabalhos

segunda-feira 09 de novembro de 2020


17h00
Rede Museus do Médio Tejo - Margarida Moleiro

Galeria






Inscrições Encerradas

Eunice Ramos Lopes (Comissão Organizadora - Instituto Politécnico de Tomar)

Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão de Tomar no Instituto Politécnico de Tomar. Diretora dos Cursos de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar. Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão de Tomar.
Possui Formação Avançada em Turismo. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e do Turismo da Universidade de Aveiro. Doutoramento em Antropologia. Especialização em Antropologia do Turismo, Políticas e Imagens de Cultura e Museologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestrado em Património e Museologia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Áreas de investigação: Turismo; Antropologia; Património e Museologia.
Investigadora colaboradora nos Centros de Investigação: CRIA-FCSH-UNL; GOVCOPP-UA e CiTUR-IPL.
Investigadora efetiva do TECHN&ART - Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar.

Luiz Oosterbeek (Comissão Organizadora - Museu de Arte Pré-Histórica de Mação)

Licenciado em História (Universidade de Lisboa, 1982), iniciou as sua atividade como arqueólogo em 1982. Trabalhou sobretudo sobre os mecanismos de expansão da economia agro-pastoril na Península Ibérica, tópico do seu doutoramento em arqueologia (Universidade de Londres, 1994; Universidade do Porto, 1995). Como docente do ensino superior politécnico (desde 1986) e diretor do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação (desde 2000), coordenou projetos de investigação nos domínios da arqueologia, gestão do património cultural e gestão integrada do território desde 1983, em Portugal, na América Latina e em África. Recebeu bolsas e prémios, relacionados com estas atividades, da Comissão Europeia, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da tutela da cultura em Portugal, e de diversas empresas.

É Professor no Instituto Politécnico de Tomar, coordenador de programas de Mestrado Erasmus Mundus e membro do Conselho Científico do Museu Nacional de História Natural em Paris (França), nomeado pelo governo francês. Professor convidado em cerca de 40 universidades de 25 países, na Europa, Brasil, Cabo Verde e China. É Professor Ordinário da Universidade de Ferrara (Itália), Professor do Doutoramento Espanhol em Património das Universidades de Extremadura, Córdova, Jaén e Huelva. É membro de diversas ONGs nos domínios do património cultural e ambiental.

É titular da Cátedra UNESCO-IPT em Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, que se estrutura em torno da sua metodologia de gestão territorial e tem um foco prioritário, embora não exclusivo, nos territórios de baixa densidade demográfica.

Secretário Geral do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (Paris, Unesco) desde 2014. É, também, membro correspondente do Instituto Arqueológico Alemão (Frankfurt, Alemanha), Vice-Presidente de HERITY International (Roma, Itália), membro do Conselho Científico do Centro Universitário Europeu para o Património Cultural (Ravello, Itália), Conselheiro do Forum Cultural Mundial Taihu (China) e Presidente do Instituto Terra e Memória (Portugal).

É Vice-Diretor do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra. Como ex-vogal e vice-gestor da átea de Ciência e Sociedade do programa ibero-americano CYTED, avaliou e monitorizou diversos projetos. Foi Secretário-Geral da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas, entre 2006 e 2018. É autor e editor de cerca de 70 livros e 300 artigos, sobretudo nas temáticas das origens da agricultura, tecnologias, arte rupestre, património cultural e gestão integrada do território. 

Margarida Moleiro (Comissão Organizadora - Rede de Museus do Médio Tejo)

Diretora do Museu Municipal Carlos Reis. 

Coordenadora da Rede Museus do Médio Tejo.

Hélder Furtado Marques (Comissão Organizadora - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo)

Licenciado em Geografia – Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1995), Docente do Quadro de Agrupamento do AE de Vila Nova da Barquinha e Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Desde setembro de 2018 na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na Unidade de Planeamento Estratégico e Projetos Intermunicipais, é co-responsável pela gestão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo e acompanha grupos de trabalho que funcionam em Rede (Bibliotecas Públicas e Museus) privilegiando o papel estrutural da Educação numa perspetiva de desenvolvimento integrado e sustentado.

Mariana Jacob Teixeira (Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão)

Porto, 1982. Arqueóloga, Museóloga e Militar do Exército Português entre 2005 - 2011.

Licenciada em Arqueologia e Mestre em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Percurso profissional na área dos museus: 2006-2011 - Museu Militar do Porto; Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, autora do núcleo “Fábrica do Moinho do Buraco: leituras estratigráficas de um espaço industrial” no âmbito do projeto “Edifícios & Vestígios”; 2012-2014 - Museu do FC Porto by BMG; 2015-2016 - Fundação Cupertino de Miranda – Centro Português do Surrealismo; desde 2016 - Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

Autora de livros e artigos científicos na área da museologia. Agraciada com o Prémio APOM 2014 na categoria “Prémio Investigação” e condecorada com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército.

Maria Vlachou (Acesso Cultura )

Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Directora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participa actualmente no projecto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Fellow do ISPA – International Society for the Performing Arts. Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts; Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum.

Paulo Pires do Vale (Plano Nacional das Artes)

Paulo Pires do Vale é filósofo, professor universitário, ensaísta e curador.

Desde 2019, é Comissário do Plano Nacional das Artes, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação com a missão de aproximar as arte, o património e a cultura da vida dos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens. A Estratégia e o Manifesto do PNA podem ser lidos aqui: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/PNA/Documentos/estrategia_do_plano_nacional_das_artes_2019-2024.pdf ou em www.pna.gov.pt

Encarna Lago (Rede Museística de Lugo)

Gerente de la Red Museistica de la Diputación de Lugo, Docente del Master de Servicios Culturales de la Universidad de Santiago de Compostela. Miembro de la Comisión Técnica de Gestión y Politicas Culturales del Consello da Cultura Galega. Forma parte del Comite de honor de la Bienal de Arte Contemporáneo de la Fundación Once . Su modelo de gestión ha recibido diferentes premios a nivel nacional e internacional. 

Luís Raposo (ICOM Europa)

Arqueólogo. Especialista em Pré-História Antiga (Paleolítico). Responsável do Sector de Investigação do Museu Nacional de Arqueologia (Diretor entre 1996 e 2012). Presidente do ICOM Europa (desde 2013; Presidente do ICOM Portugal entre 2009 e 2012). Vice-Presidente da Direção Associação dos Arqueólogos Portugueses (desde 2015).

Luís Dias (Câmara Municipal de Abrantes)

Desde outubro de 2013 a outubro de 2017 - Vereador no Município de Abrantes, exercendo tutela sobre os pelouros da Cultura, Desporto, Património e Museus, Associativismo, Juventude, Bibliotecas e Arquivo e Turismo.Desde outubro de 2013 a outubro de 2017 - Vereador no Município de Abrantes, exercendo tutela sobre os pelouros da Cultura, Desporto, Património e Museus, Associativismo, Juventude, Bibliotecas e Arquivo e Turismo.

Desde outubro de 2013 – Vogal no Conselho de Administração dos SMA.
Desde outubro de 2013 - Vice-Presidente da Direção da ArtemRede, projeto de cooperação cultural intermunicipal.
De 2011 a outubro de 2013 - Chefe da divisão de cultura da Câmara Municipal de Torres Novas.
De 2008 a 2010 - Chefe da divisão de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal de Torres Novas.
De 2007 a 2013 - Diretor Técnico das Bibliotecas Municipais de Torres Novas.
De 2003 a 2007 - Técnico Superior de Biblioteca, Documentação e Arquivo na Câmara Muni-cipal de Constância.
Formador para os grupos de trabalho de professores-bibliotecários de redes escolares con-celhias da direção regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Cogestor de projetos em eventos de recriação história (Constância, 2007; Torres Novas, 2010, 2011, 2012 e 2013).
De 2003 a 2013 - Programador de múltiplos eventos de índole literácica e cultural.
Desde 2003 - Formador de cursos de biblioteconomia e arquivística de diferentes institui-ções de ensino superior e outras entidades públicas e privadas.
De 2000 a 2003 – Historiador no Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes.
Autor de monografias e de opúsculos de cariz historiográfico com abrangência local e regi-onal.
De 1998 a 99 - Historiador no Município de Gavião.
Desde 1997 - Professor em estabelecimentos de ensino básico, secundário e universitário.
Investigador credenciado.
Colaborador pontual em periódicos locais.
Dirigente associativo.
Autor de monografias e de opúsculos de cariz historiográfico com abrangência local e regional.
13 – Vogal no Conselho de Administração dos SMA.Desde outubro de 2013 a outubro de 2017 - Vereador no Município de Abrantes, exercendo tutela sobre os pelouros da Cultura, Desporto, Património e Museus, Associativismo, Juventude, Bibliotecas e Arquivo e Turismo.

Mário Chagas (Museu da República do Rio de Janeiro)

Poeta, museólogo, doutor em Ciências Sociais (Uerj). Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba - PPGPMUS). Um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus (lançada em 2003) , do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (Pnem) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Autor de livros e artigos com circulação nacional e internacional. Diretor do Museu da República/Ibram.