Encontro


Organizado pela Rede de Museus do Médio Tejo, desta vez em estreita parceria com o Município de Ourém, este 4.° Encontro significa um dos momentos de maior projeção deste grupo de trabalho intermunicipal e uma atividade anual que agora se pretende realizar de forma alternada em todos os municípios desta sub-região.

Sendo o tema desta edição "O Poder dos Museus", assumindo a pertinência da temática que foi igualmente eleita como o mote para do Dia Internacional dos Museus em 2022, a organização da iniciativa pretende dar mais um passo para a consolidação do seu trabalho e para a afirmação da atividade do setor nas diferentes áreas e contextos culturais, sociais, económicos e ambientais, da região e do próprio território nacional.

Com um programa que pretende dar a conhecer equipamentos e projetos de referência nacional, Ourém será palco da reunião de alguns dos mais distinguidos especialistas nacionais na área da museologia e de momentos que permitirão refletir e discutir sobre outras importantes e emergentes áreas de atuação.

A Rede de Museus do Médio Tejo foi constituída em 2018, resultado de um protocolo entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e o Instituto Politécnico de Tomar. Trata-se de uma estrutura informal composta por museus e núcleos museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português e privadas que, entre outras iniciativas, tem realizado um Encontro anual.

Este Encontro, de livre acesso, é certificado para pessoal docente e não docente, mas carece de inscrição obrigatória no site oficial do evento.

Programa


Teatro Municipal de Ourém - 21 Novembro 2022


09h30
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo 
Município de Ourém 
Instituto Politécnico de Tomar 
Rede de Museus do Médio Tejo
09h45
João Pinto Coelho - Coordenação da Rede de Museus do Médio Tejo
10h00
Aida Rechena – Diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade
10h30
Degustação de iguarias do Médio Tejo
11h00
Moderação: Gonçalo Cardoso – Fundação Manuel Cargaleiro 
Gabriela Rocha - Museu na Aldeia 
Liliana Aguiar - Rede de Museus de Famalicão 
José Gameiro - Rede de Museus do Algarve
12h00

Mesas de Trabalho – Sessões Paralelas


14h30
Susana Gomes da Silva - Centro de Arte Moderna | Fundação Calouste Gulbenkian 
Moderadora: Patrícia Romão – Município de Tomar 
Local: Casa do Administrador
14h30
Ana Saraiva – Direção Geral do Património Cultural 
Moderador: André Camponês – Município de Tomar 
Local: Sala Estúdio do Teatro Municipal de Ourém
14h30
Alexon Santos – Versátil – Património Industrial e Manutenção de Museus
Moderadora: Mafalda Luz – Museu Agrícola dos Riachos 
Local: Auditório Cultural dos Paços do Concelho
14h30
Ana Braga - Casa Fernando Pessoa 
Moderadora: Maria José Teixeira – Museu Nacional Ferroviário 
Local: Caixa de Palco do Teatro Municipal de Ourém
14h30
Patrícia Remelgado – Pportodosmuseus.pt 
Moderadora: Vanda Costa – Município de Vila Nova da Barquinha 
Local: Auditório da Câmara Municipal de Ourém

Teatro Municipal de Ourém


16h45
João Neto – Presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM)
17h15






Eventos Anteriores


I Encontro Museus Médio Tejo

I-encontro.png

 

II Encontro Museus Médio Tejo

II-encontro.png

 

III Encontro Museus Médio Tejo

III-encontro.png

 

 

Incrições


Clique Aqui

 

 

Abertura do Secretariado

Abertura do Secretariado

Sessão de Abertura

Sessão de Abertura

A atividade da Rede de Museus do Médio Tejo

A atividade da Rede de Museus do Médio Tejo

Conferência Inaugural | Museu Nacional Resistência e Liberdade: um processo de cidadania e empoderamento

Conferência Inaugural

Intervalo - Coffee Break

Degustação de iguarias do Médio Tejo

Mesa Redonda: A importância e o impacto social dos projetos em rede

Mesa Redonda: A importância e o impacto social dos projetos em rede

Debate

Debate

Almoço livre

Almoço livre

Educação em museus

Educação em museus

Património Imaterial

Património Imaterial

Conservação e Restauro

Conservação e Restauro

Acessibilidade e museografia

Acessibilidade e museografia

Comunicação em Museus

Comunicação em Museus

Intervalo - Coffee Break

Intervalo - Coffee Break

Conferência de Encerramento | Dia Nacional dos Museólogos e Poder dos Museus

Conferência de Encerramento

Debate

Debate

Sessão de Encerramento

Sessão de Encerramento

João Pinto Coelho

Município de Tomar

João Pinto Coelho é Técnico Superior na Câmara Municipal de Tomar, a desempenhar funções no Gabinete de Museologia e Património Cultural da Divisão de Turismo e Cultura.
Licenciado em Gestão Turística e Cultural, mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, possui ainda o Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Turismo da Universidade Aveiro e o Título de Especialista em Turismo e Lazer.
Desempenhou funções de Coordenador Técnico do Laboratório de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar e colabora, desde então, com organizações públicas e privadas em projetos de investigação e de desenvolvimento/implementação de produtos nas áreas do Turismo, da Cultura e do Património.
 Foi membro da primeira Equipa Técnica de Turismo Militar do Ministério da Defesa Nacional (em 2014), Secretário-geral (de 2016 a 2020) e Vice-Presidente (de 2019 a 2020) da Associação de Turismo Militar Português e é atualmente diretor da revista Viagem na História.
Coordena a Rede de Museus do Médio Tejo desde março 2022.

Helder Furtado Marques

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Licenciado em Geografia - Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1995), Docente do Quadro de Agrupamento do AE de Vila Nova da Barquinha e Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Desde setembro de 2018 na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na Unidade de Planeamento Estratégico e Projetos Intermunicipais, é co-responsável pela gestão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo e acompanha grupos de trabalho que funcionam em Rede (Bibliotecas Públicas e Museus) privilegiando o papel estrutural da Educação numa perspetiva de desenvolvimento integrado e sustentado.

Eunice Ramos Lopes

Instituto Politécnico de Tomar

Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão de Tomar no Instituto Politécnico de Tomar. Diretora dos Cursos de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar. Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão de Tomar.
Possui Formação Avançada em Turismo. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e do Turismo da Universidade de Aveiro. Doutoramento em Antropologia. Especialização em Antropologia do Turismo, Políticas e Imagens de Cultura e Museologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestrado em Património e Museologia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Áreas de investigação: Turismo; Antropologia; Património e Museologia.
Investigadora colaboradora nos Centros de Investigação: CRIA-FCSH-UNL; GOVCOPP-UA e CiTUR-IPL.
Investigadora efetiva do TECHN&ART - Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar.

Silvia Rodrigues

Município de Ourém

Sílvia Rodrigues tem formação superior em Animação Cultural e Educação Comunitária. No Município de Ourém, durante seis anos esteve ligada à mediação e produção de iniciativas em articulação com entidades e coletividades culturais, como responsável do setor do Associativismo da Divisão de Ação Cultural. Criou e implementou junto da população de idade maior institucionalizada (Centros de Dia, Lares e IPSS’s) o projeto “Lendas de Portugal”, entre outras atividades, para promoção do livro, da leitura e da escrita, em articulação com a Biblioteca Municipal de Ourém. Coordenou, mediou e fez a produção local dos projetos de Programação Cultural em Rede CAMINHOS, em articulação com a CIM do Médio Tejo, e REDE ARTÉRIA. Coordena o Projeto Educativo do Museu Municipal de Ourém, representando o subgrupo Educação e Mediação na Rede de Museus do Médio Tejo. É também responsável pela equipa do Projeto Educativo, Mediação e Envolvimento da Comunidade do Teatro Municipal de Ourém.

Sónia Santos

Município de Ourém

Com formação superior em Conservação e Restauro é Conservadora Restauradora do Museu Municipal de Ourém desde 2009.

Hélder Farinha

Município de Ourém

Licenciado em Gestão Turística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Tomar, em 2008. No mesmo ano, é colaborador do Município de Ourém e integra a equipa do Museu Municipal de Ourém, criado em 2009. Possui pós-graduação em Turismo, Lazer e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2015. Atualmente realiza funções como Técnico Superior do Município, no Museu Municipal de Ourém.

Vanda Costa

Município de Vila Nova da Barquinha

Doutoranda em Sociomuseologia com Bolsa de Investigação UNESCO (Universidade Lusófona, 2021-2024), e com formação inicial (licenciatura e mestrado) em Turismo, representa o Município de Vila Nova da Barquinha na RMMT enquanto Técnica Superior afeta ao núcleo do Turismo, ao Centro de Interpretação Templário e ao Parque de Escultura Contemporânea Almourol.

Mafalda Borralho da Luz

Museu Agrícola dos Riachos

Mafalda Borralho da Luz, nasceu em Torres Novas em 1972.
Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Iniciou a sua atividade profissional na área da Museologia, no Museu Agrícola de Riachos em 1994.
Atualmente é Presidente da Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos e Diretora-adjunta do Museu Agrícola de Riachos.
Paralelamente à sua atividade profissional desenvolveu e desenvolve outros projetos na comunidade na área do Associativismo.

Gonçalo Cardoso

Fundação Manuel Cargaleiro

É licenciado em História - variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pós-graduou-se em Museologia e Património na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2005.
Ingressou em 2000 como Técnico Superior no CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata em Fátima, desempenhando funções no Serviço de Inventário. Coordenou, mais tarde, exposições temporárias e ações do Serviço Educativo e de Animação. Em 2006 assumiu a direção do Museu.
Foi presidente do CEPAE (Centro do Património da Estremadura), membro do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria – Fátima, representante da Conferência Episcopal Portuguesa na Secção dos Museus do Conselho Nacional de Cultura.
Obteve em 2016 o Diploma de Estudos Avançados em “Turismo, Lazer e Cultura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Encontra-se atualmente a desempenhar funções de Coordenador do Serviço de Inventário na Fundação Manuel Cargaleiro.

Patrícia Romão

Município de Tomar


André Camponês

Município de Tomar

Nasceu em Leiria em Agosto de 1989. Licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2011). Mestre em Antropologia, especialidade em Culturas em Cena e Turismo com a tese "A Festa de Santo Estêvão em Ousilhão: Agentes e dinâmicas culturais nas Festas de Inverno do Nordeste Transmontano (2014)". É investigador colaborador no Centro de Investigação Techn&Art do Instituto Politécnico de Tomar e do Centro de Estudos em Fotografia de Tomar. Atualmente desenvolve investigação nas áreas do Património Cultural designadamente nos domínios da Etnografia, Folclore, Museologia e Literatura Popular de Tradição Oral, com especial enfoque para os distritos de Leiria e Santarém. É membro do conselho editorial da Textiverso onde coordena a 2ª Série da revista Cadernos Leirienses – Estudos de Etnografia e Património e das coleções Textos e Contextos da Etnografia Leiriense, Memória e Património e Da Terra e do Mar. Desempenha funções de Técnico Superior no Gabinete de Museologia e Património Cultural da Divisão de Turismo e Cultura do Município de Tomar.

Maria José Teixeira

Fundação Museu Nacional Ferroviário

Licenciada em Assessoria de Direção (1997), pós-graduada em Ciências Documentais (2000) e em Gestão de Projetos (2008).  Trabalhou no Ministério do Trabalho e da Solidariedade, na Câmara Municipal de Oeiras, Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB)  e na Câmara Municipal de Lisboa.
Presentemente é responsável pelo serviço de Desenvolvimento e Gestão de Projetos da Fundação Museu Nacional Ferroviário, função que acumula com a Direção-Geral de Serviços desde Setembro de 2020. Trabalha em gestão de projetos culturais desde 1997, com particular destaque para os projetos de cooperação europeia e nacional.
É autora e gestora de vários projetos, a maioria co-financiados, destacando a Instalação do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento (2015), o restauro do Comboio Presidencial (2012), a instalação do Museu Nacional Ferroviário em Bragança (2019), o Festival Vapor (2018, 2019 e 2022 ) e o projeto Welcome All (2021).

Aida Rechena

Museu Nacional Resistência e Liberdade-Fortaleza de Peniche

Aida Rechena. É museóloga, diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade-Fortaleza de Peniche, professora visitante na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, membro integrado do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora (UÉ) e membro associado do Centro de Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.  
Foi diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, do Museu Francisco Tavares Proença Júnior e do Museu da Guarda e chefe da Divisão de Cultura e Património Cultural da Câmara Municipal de Odivelas.  
Em 2011 concluiu o Doutoramento em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com a tese “Museologia Social e Género. Imagens de Mulheres em exposições de museus portugueses” com a classificação final de “Distinção e Louvor”.  
É mestre em museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pós-graduada em arqueologia pela Universidade Autónoma Luís de Camões e licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais, com ênfase em Ciências Sociais Interdisciplinares e Ciências Sociais, concretamente em Museologia e Género.

Gabriela da Rocha

SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos

Gabriela da Rocha é uma museóloga luso-brasileira, licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), e mestre em Museologia e Museografia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), por meio de uma bolsa de estudos integral do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal (Brasil). Desenvolveu suas pesquisas no âmbito da aplicação de tecnologias digitais - nomeadamente as de digitalização 3D e impressão 3D - na documentação, transformação e comunicação do Património Cultural. Fez parte da Comissão Organizadora das primeiras "Jornadas de Documentação e Representação Digital de Bens Culturais", na FBAUL, e integrou a equipa de Coorganizadores das segundas "Jornadas de Documentação e Representação Digital de Bens Culturais", na Universidade Católica Portuguesa (Porto). Desde 2016 é membro associado da Acesso Cultura, onde coordena, juntamente com Soraia Salvador e com a colaboração da Diretora Executiva, Maria Vlachou, a primeira edição do Programa de Mentoria Acesso Cultura. Atualmente, trabalha como museóloga na SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pousos, no projeto de intervenção social e artística "Museu na Aldeia", promovido pela SAMP, cofinanciado pelo PO ISE – Portugal 2020, através da Iniciativa Portugal Inovação Social, e que tem como Investidor Social a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura como parceira que reúne Museus, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e Coletividades dos 26 Municípios em rede.

Liliana Aguiar

Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão

Licenciada em História – Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, direcionou estudos posteriores para áreas da cultura, da educação e da museologia. Obteve o grau de Mestre em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2015.
Iniciou a sua carreira profissional em museus no ano de 2001, na área da educação e da mediação patrimonial. Encontra-se atualmente a exercer funções como museóloga na Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.
Tem como principais interesses de investigação a educação em museus, a mediação patrimonial, a avaliação aplicada à museologia e a história local, sendo autora e coautora de diversos artigos científicos nessas áreas.

José Gameiro

Museu de Portimão

Diretor Científico do Museu de Portimão (Prémio Museu Conselho da Europa 2010) e membro dos orgãos sociais da Comissão Nacional do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-Portugal) e do Grupo Coordenador da RMA-Rede de Museus do Algarve.
Mestre em “Gestão e Administração do Património Cultural”, pela Universidade do Algarve e Licenciado em Artes-Plásticas”, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, tendo realizado estágio no Musée Dauphinois-Centre du Patrimoine de L’Isère de Grenoble, em França.
Desempenhou, entre 2011 e 2018, as funções de Júri do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA-European Museum of the Year Award) e Prémio Museu Conselho da Europa (Council of Europe Museum Prize), tendo sido nomeado, entre 2015 e 2018; Presidente do Júri EMYA.
É membro fundador da RPM-Rede Portuguesa de Museus (2001) e da Rede de Museus do Algarve (2007) e membro da SMUCRI-Secção de Museus e Conservação, Restauro e Património Imaterial.
Tem exercido as funções de museólogo, formador, professor e consultor nas áreas da museologia e do património industrial, sendo responsável pela programação de projectos e actividades em parcerias nacionais e europeias do Museu de Portimão. Foi distinguido pela APOM-Associação Portuguesa de Museologia, como “Museólogo do Ano 2022”.

Susana Gomes da Silva

Centro de Arte Moderna | Fundação Calouste Gulbenkian

Susana Gomes da Silva
N. 1970.
Responsável de educação, mediação e participação do Centro de Arte Moderna.

Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1994 enveredou pela área da educação nos museus em 2000 com uma pós graduação em Museologia e Educação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha, 2000) e uma especialização em educação e comunicação em Museus pela Universidade de Leicester (Inglaterra - 2004).

Como actividade principal dirige desde Julho de 2002 o serviço educativo do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), tendo sido de 2016 a 2021 responsável de Educação do Museu Gulbenkian (Coleção Moderna e Coleção Do Fundador). Foi, de 2020 a 2022, professora convidada responsável pela cadeira de Educação e Mediação em Museus, do mestrado de museologia da Universidade Nova de Lisboa – FCSH.
Desenvolve há mais de 2 décadas atividades profissionais na área da educação e mediação  nos museus como consultora, programadora e formadora. É autora de várias publicações neste campo de estudos e reflexão.

Ana Saraiva

Direção-Geral do Património Cultural

Doutorada em antropologia (especialização em políticas e imagens da cultura e museologia), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em museologia e património e licenciada em antropologia pela mesma Universidade.
Antropóloga na Direção-Geral do Património Cultural. Assume atualmente a chefia da Divisão de Património Móvel e Imaterial desta Direção-Geral. Em 2020, chefiou a Divisão de Ação Cultural, Museus e Turismo no Município de Leiria. Entre 2009 e 2019 chefiou a Divisão de Ação Cultural no Município de Ourém, que acumulou com a programação e direção do Museu Municipal de Ourém (museu RPM).
É investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), com estudos nas áreas do património cultural, museologia, arquitetura popular, contextos migratórios  e transnacionalismo.
Participa em projetos de valorização cultural, com publicações e intervenções em encontros científicos e de formação na área do património cultural.

Alexon dos Santos

Versátil – Arqueologia Industrial e Manutenção de Museus

Diretor Técnico da Versátil – Arqueologia Industrial e Manutenção de Museus.

Tem mais de 20 anos de experiência em tratamento anticorrosivo e musealização de equipamento em simulação de funcionamento, funcional e não funcional na área do património industrial. Destaca-se os trabalhos de conservação e restauro de várias centrais de energia como a Central Tejo onde é responsável pela equipa de manutenção residente. Outros projetos incluem a Central de Santa Rita, Museu da Eletricidade em Viseu, Museu Municipal do Cartaxo, Museu da Água da EPAL, Central do Caldeirão em Torres Novas,  e actualmente na realização dos trabalhos de conservação e restauro do património móvel integrado da antiga moagem da Manutenção Militar, e entre outros. Vasta experiência em procedimentos de tratamentos anticorrosivos das estruturas metálicas dos Edifícios Classificados

Ana Braga

Casa Fernando Pessoa

Ana Braga é museóloga, faz parte da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2019. Na Casa trabalha em acessibilidade, produção e comunicação.
Interessa-se particularmente pelas questões de acesso à participação cultural. Fez parte da direção da Acesso Cultura, de que é membro desde 2014. No seu percurso profissional passou pelas diversas áreas que compõem um museu: desde a gestão de coleções à coordenação de serviços de mediação.

Patrícia Remelgado

Pportodosmuseus.pt | Revista Zeus

 Licenciada em História, var. Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2000), onde realizou uma Pós-Graduação em Museologia (2004). Em 2008, concluiu o Mestrado em Museologia, na área da Gestão da Informação e, em 2015, o Doutoramento em Comunicação e Museus. Depois de todo um percurso académico realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2014, ingressou na Porto Business School onde frequentou a Pós-Graduação Marketing Management (concluiu em 2015).
Desde 2009, exerce a sua atividade enquanto consultora na área da Gestão da Informação, Comunicação e Marketing no sector Cultural e Criativo; Museologia e Património Cultural; Mediação Cultural; Planeamento Estratégico e Desenvolvimento Integrado do Território. Colabora com diversas empresas na conceção e desenvolvimento de projetos museológicos, nomeadamente na produção de conteúdos e gestão da informação.
É docente convidada do Mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação em Museus; do Departamento de Turismo e Património Cultura da Universidade Portucalense, no domínio do
Planeamento Cultural e das Indústrias Criativas, Museologia e Enoturismo.
É coautora e coordenadora da plataforma “Pportodosmuseus.pt” (www.pportodosmuseus.pt ), uma plataforma de comunicação e informação sobre o sector Cultural e as Indústrias Criativas cujo principal objetivo é a difusão de informação relevante sobre o que de mais importante acontece no país. Neste contexto, promove eventos de promoção e divulgação do Património Cultural, bem como ações de formação sobre a mesma temática.
É diretora da revista Zeus, uma publicação trimestral e bilingue (português e castelhano), dedicada aos museus no espaço ibérico.
Participou em diversos seminários e conferências no domínio do Património Cultural e do Turismo, alguns dos quais enquanto oradora.
Colaborou em diversos projetos de investigação, no domínio da Museologia e do Património Cultural, nomeadamente: Projecto “ Mu.SA: Museum Sector Alliance: Project Musa”, financiado pelo European Framework of Erasmus+ / Sector Skills Alliances, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (2017-2020); Projeto eCult Skills – Transfer of Innovation – TOI | LLP – Leonardo da Vinci Programme (2015) http://groupspaces.com/eCult/ .
Membro dos Orgãos Sociais da APOM – Associação Portuguesa de Museologia (Membro da Direcção) (desde 2014). Membro do CITCEM. Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (www.citcem.org)

João Neto

Associação Portuguesa de Museologia

Presidente da Associação Portuguesa de Museologia; Director do Museu da Farmácia, Presidente da Assembleia Geral da EGEAC, Membro do Conselho Estratégico para o Concelho de Vila Franca de Xira, Membro da Secção dos Museus da Conservação do Património do Conselho Nacional de Cultura,  Museologo, Historiador Monárquico,  Sportinguista.